terça-feira, 6 de outubro de 2009

Programação do grupo na Agenda Acadêmica 2009

Dia 20/10
Exibição do filme Enron seguido de um debate sobre a crise econômica atual

O documentário Enron – Os Mais Espertos da Sala apresenta um estudo sobre um dos maiores escândalos corporativo da história dos Estados Unidos, em que executivos da Enron, a 7ª maior companhia do país, fugiram com bilhões de dólares e deixaram acionistas e investidores sem um único tostão. O colapso deixou saldo de 20 mil desempregados e um bilhão de dólares na conta dos responsáveis pela fraude. A falência da empresa de energia foi decretada em 2001.
Enron – Os Mais Espertos da Sala revela as artimanhas feitas por contadores e pelos chefes-executivos para fazer parecer um fenômeno de crescimento uma organização que só rendeu frutos para quem esteve envolvido no esquema.
As filmagens consultam analistas econômicos e ex-empregados, que denunciam Kenny Lay e Jeff Skilling como os “responsáveis” pelo escândalo. Além disto, através de depoimentos e gravações é mostrada como funcionava a hierarquia interna na Enron.

Este debate contará com a participação dos Prof. Marcelo Carcanholo, Prof. Marcelo Badaró e estará sob a coordenação da Prof.ª Lérida Povoleri, professores renomados da Universidade Federal Fluminense.
Hora: 14:00
Local: Auditório da Faculdade de Economia.
Endereço: Rua Tiradentes, 17 – Ingá – Niterói


Dia 21/10
SHOW DO PET
Jogo Interativo como Prática de Educação Tutorial, envolvendo temas e questões de vestibular

Coordenação: Prof.ª Lérida Povoreli.
Participação: Prof. Carlos Pinkusfeld

Hora: 14:00
Local: Auditório da Faculdade de Economia
Público Alvo: Alunos de Cursos Pré-vestibulares de escolas públicas.

Dia 22/10
Exibição do filme “Encontro com Milton Santos” seguido de um debate sobre o tema globalização

O filme “Encontro com Milton Santos” é um documentário nacional produzido pelo cineasta brasileiro Silvio Tendler. Seu foco é a questão da globalização e seus impactos, principalmente, sob a periferia, ou seja, o então, denominado Terceiro Mundo.
O filme, que foi premiado no Festival de Brasília, é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual Milton Santos (1926 – 2001) que faleceu quatro meses após a entrevista. É ressaltado que nunca houve uma diferença tão acentuada entre o Norte e Sul o que gerou uma maior dependência dos pobres e, por esta razão, é defendida uma nova divisão internacional do trabalho.
Milton Santos não era contrário ao processo de integração, mas sim contra o modelo perverso vigente no mundo. Esse movimento era chamado por ele de “globaritarismo”. Milton enxergou a possibilidade de construção de outra realidade; mais junta e igualitária. Ao analisar as contradições do modelo econômico e cultural existente. E ainda, foi responsável pela publicação do livro “Por uma outra globalização”, em 2000.
“Foi a última entrevista de Milton e ele falou tudo o que pensava da vida. Percebi que não era só um intelectual, mas, por causa de sua clarividência, conseguia antever muitas coisas”, constata Tendler.

Este debate contará com a participação dos Prof. Carlos Pinkusfeld, Prof. Sérgio Nunes Pereira e estará sob a coordenação da Prof.ª Lérida Povoleri, professores renomados da Universidade Federal Fluminense.

Hora: 14:00
Local: Auditório da Faculdade de Economia.
Endereço: Rua Tiradentes, 17 – Ingá – Niterói

Postado por: Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário