terça-feira, 18 de agosto de 2009

ENAPET

O PET como já comentado em nossa primeira postagem realiza,anualmente, um encontro nacional. Nele são debatidos temas e traçadas diretrizes para o programa. O desse ano foi em Manaus e a seguir apresentaremos nosso relatório das atividades realizadas.
Relatório da viagem a Manaus

No dia 11 de Julho de 2009, seis integrantes do grupo PET Economia UFF viajaram a Manaus. O objetivo dessa viagem era participar de dois importantes eventos acadêmicos e científicos: Encontro da SBPC e XIV ENAPET.
A apresentação de um minicurso na SBPC era a meta inicial do grupo, contudo a comissão do evento recusou a iniciativa. Ela alegou que o trabalho seria baseado em resumos o que ia de encontro às clausulas do evento. Por isso, o grupo participou passivamente das feiras e palestras.

XIV ENAPET

O ENAPET é o encontro anual e nacional de todos os grupos PET, que tem por objetivo discutir as diretrizes e buscar melhorias para o programa. O local e o período de sua ocorrência são sempre os mesmos da SBPC, por isso foi realizado em Manaus.
O evento esse ano contou com mais de 800 petianos e tutores de todo o Brasil, traduzindo a força e relevância do programa em todo o país.
Os temas que seriam debatidos foram delimitados no último encontro em Campinas, a Estatuinte e importantes questões seriam votadas tais como: a CENAPET jurídica ou não; sistema e periodicidade das eleições; entre outros.

Programação
No primeiro dia houve uma Mesa Redonda e Programação Cultural que contou com a apresentação de um grupo de Boi Bumbá.

No segundo dia, teve a revelação do que seria o evento: um grupo forte e coeso queria que suas vontades fossem aceitas.
Esse comportamento pode ser confirmado na Mesa Redonda do dia, onde foi sugerido que o tema do encontro fosse discutir avaliação e outros temas importantes, mas que deixassem o Estatuto de lado. Contrariando a Assembleia do ano anterior.
Depois, houve a apresentação dos pôsteres dos trabalhos realizados pelos outros grupos PET.

O terceiro dia, foi iniciado pelo Encontro por áreas em que iniciativas dos outros grupos nos levantaram atenção. Podendo ser destacado:

-Horário semanal destinado para as atividades do PET, não havendo aulas nesse tempo. (Universidade Federal de Santa Maria-Grupo de Comunição Social)
-Jogo da Comunidade- Uma atividade que visa integrar a comunidade aos assuntos administrativos e discutir o destino das finanças públicas. (UNESP-Araraquara Administração Pública)
-Envio de email para os alunos divulgando os eventos( USP)

No período da tarde ocorreram os Grupos de Trabalho que discutiram a CENAPET: Jurídica X Não-Jurídica. Em cada sala havia o debate de um tema diferente dentro desse contexto. Formas de eleição (Chapa ou voto individual), sua periodicidade( 1 ou 2 anos), representação regional, número de integrantes na Comissão e Diretoria( órgãos da CENAPET).
Tendo saído importantes reformulações do Estatuto, contrariando os interesses daquele grupo antes citado.

O último dia marcaria o mais importante do evento: a Assembleia Geral. Ali, tudo o que foi levantado no encontro seria debatido e aprovado, segundo a vontade e desejo de cada um. Contudo, isso não foi observado.
Com votos em manada de uma certa região, monções previamente elaboradas em seus encontros regionais foram apresentadas e usando atributos não muito democráticos a Assembleia terminou sem muitas mudanças no estatuto, tendo sido diferenciado apenas o período de eleições da Comissão da CENAPET que passou a ser anual.
Todas as resoluções discutidas e votadas nos GT’s foram desmerecidas e não prevaleceram.
E após 12 horas de discussões e debates acabou a Assembléia.

Conclui-se então que o evento mostrou o quanto o Programa de Educação Tutorial é importante para a sociedade acadêmica e a sua força. E mostrou que para todos os presentes que mesmo dentro de um programa formador de cidadãos existem comportamentos ditatoriais e vergonhosos. Servindo de lição a todos, para que no próximo encontro que se realizará em Natal, a perseverança e a vontade de um PET mais integrado e melhor representado junto ao MEC e a SESU prevaleça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário